quinta-feira, 7 de maio de 2009

A ARTE QUE NÃO ENTEDIA



Num ensaio sobre a literatura de Guimarães Rosa, Benedito Nunes coloca em ordem crescente de valor as qualidades que Rosa perseguia no texto: o enredo, a linguagem, a poesia e a metafísica. É curioso que mesmo sendo um escritor pós-freudiano, ele não tenha se referido à psicologia. E há quem afirme que, depois de Freud, nenhum artista ficou imune à psicanálise.

Mario Benedetti, um uruguaio da geração de Júlio Cortazar e Carlos Fuentes, seria um deles. "Quem de nós", novela publicada em 1950 e só agora editada no Brasil pela Record, é uma longa sessão psicanalítica fora do divã, com poesia e linguagem bem cuidada, um enredo cortaziano surpreendente, em que não falta metafísica.


Dividida em três partes, a primeira delas é a sessão de Miguel. Sozinho em casa, depois que a esposa Alicia decidiu abandoná-lo e partir em busca de Lucas, um amigo que completa um triângulo amoroso de adolescência, ele senta-se e escreve. Apesar da escrita instigante, da crua avaliação que o personagem faz de si mesmo, imaginamos tratar-se de mais um livro em que vários personagens expressam os seus pontos de vista sobre um mesmo tema, no caso, o amor conjugal mal sucedido e a separação. Chegamos a lembrar o conto Num Bosque, do japonês Ryonosuke Akutagawa, em que uma mesma história é relatada de formas diversas, segundo a ótica de cada narrador. Miguel analisa a esposa, o amigo Lucas, os dois filhos, os pais, a amante e, principalmente, a si próprio.


O livro poderia ser um enfadonho consultório sentimental, se Mario Benedetti não fosse um perspicaz investigador das virtudes e dores do homem, sem o medo de vasculhar feridas, fazendo revelações surpreendentes e originais a cada página: No invejoso existe uma vontade, uma atitude de esforço ou, no pior dos casos, de capricho, que indiretamente o faz culto, laborioso, incansável. A inveja é o único vício que se alimenta de virtudes, que vive graças a elas.

O segundo personagem a se deitar no divã de Benedetti é Alicia, a esposa que toma a mesma decisão de Nora, a heroína de "Casa de Bonecas", de Ibsen: abandonar a casa, o marido e dois filhos. A diferença é que Nora deixa o mundo doméstico, onde viveu oito anos, para pensar em si mesma e tentar compreender as coisas. Alicia deixa a casa onde viveu onze anos, escreve uma carta e revela: Não posso mais, vou embora com Lucas. Sua busca possui endereço e destinatário.

O leitor imagina que tudo será previsível no terceiro capítulo, que por motivo óbvio se chama 'Lucas', e certamente terá as confissões do suposto amante, fechando a novela. Mas Benedetti é surpreendente e puxa o tapete sob os pés do leitor. Lucas é um jornalista que escreve contos e em vez de revelar-se em tom confessional, como Miguel e Alicia, prefere transformar o drama que vive num texto literário. Os personagens assumem nomes fictícios no conto de Lucas, narrado no corpo principal da página. Em notas de rodapé, o narrador Lucas explica como elaborou o conto, referindo os nomes reais dos personagens. São duas histórias se narrando dentro de uma mesma história, o que deixa o final da novela em aberto. Um quebra-cabeça ao estilo do que será desenvolvido por Cortazar no seu romance mais famoso, "O Jogo da Amarelinha".

Mario Benedetti nos diz que por mais real que pareça, tudo o que acabamos de ler não passa de uma invenção. É que a arte nunca deixa de ser uma mentira; quando é verdade, já não é arte e entedia, porque a realidade é apenas um irremediável e absurdo tédio.

A REALIDADE PODE SER RICA EM TODOS OS ASPECTOS QUE FIZERMOS POR ONDE SER!!

**Texto elaborado á partir do Livro de Ronaldo Correia de Brito.
***Ronaldo Correia de Brito é médico e escritor. Escreveu Faca e Livro dos Homens.

LI

3 comentários:

  1. Feliz dia das mães!
    Tem flores pra você em meu blog
    beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Acredito que muitos artista buscam o real, buscamos uma realidade de individuo para individuo,cada um dentro das suas crenças e seus ideais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I am Mrs. Olivia Vincent from the United States, I want to share a testimony of my life with everyone. I was married to my husband Vincent, I love him so much that we have been married for seven years with two children. When he went on vacation to France he brought up a woman named Ashley, he told me he was no longer interested in our marriage. I was so confused and looking for help, I didn't know what to do until I met my friend Maria, and told her my problem. She told me not to worry about her having a similar problem before and introduced me to a man named Dr osaze who put a spell on her ex-boyfriend and brought him back after 3 days. Maria asks me to communicate with the Dr osaze. I contacted him to help me bring my husband back and he asks me not to worry that the gods of his ancestors are fighting for me. He told me that after three days he would join me and my husband together. After three days my husband called me and told me he was still looking for things with me, he surprised me when I saw him and he started crying for forgiveness. At the moment I am the happiest woman in the world for what this great doctor has done for me and my husband, you can contact his email: (drosazedrosaze@gmail.com@gmail.com). Or whatsapp .. him in this issue. (+2348066574752). Please contact him for any problem, such as:
      (1) If you want your ex back
      (2) if you still have bad dreams.
      (3) You want to be promoted in your office.
      (4) If you want a child.
      (5) herbal medicines
      (6) You want to be rich.
      (7) You want to tie your husband / wife to him forever.
      (8) If you need financial help.
      (9) Let people obey your words and do whatever they want
      (10) ETC case solution
      Contact him again at (drosazedrosaze@gmail.com@gmail.com) or WhatsApp .. him at this number. (+2348066574752). and be blessed

      Excluir